POETAS DE PRAIA GRANDE

segunda-feira, 8 de junho de 2015

REGINA MAURA CRUZ

                                 REGINA MAURA CRUZ

Nasci em 30 de agosto de 1952, na capital do estado de São Paulo, Brasil. Estudei o que gostava e me dava prazer como música, teatro, artes plásticas e pedagogia.

Participei de grupos de teatro e de música e com alguns amigos na cidade de Guarulhos, onde morava, formei um grupo literário chamado “LETRA VIVA”.

Participei da VII Bienal do Livro, em São Paulo no gênero “poesia”. Em 2001, também em São Paulo, participei de um concurso literário realizado pela CASA DO NOVO AUTOR, com a crônica, “Pai, um amigo, um herói”, que foi incluída e publicada no livro, ANTOLOGIA LITERÁRIA, editada pela LITTERIS EDITORA.

Trabalhos Teatrais Atuação como atriz na peça “Ventre Aberto”, de dezembro de 1975 à março de 1976 . _ Trabalhos em grupos de teatro amador nas cidades de Guarulhos, Mauá e São Paulo (capital) em palestras e encenações sobre teatro operário nos anos de 1976 até 1980; Como professora e diretora de teatro infantil, em escolas estaduais e municipais, de 1995 até 2002.

Atriz e Diretora em atividades teatrais para a 3ª idade na cidade de Praia Grande/SP, em 2008 e 2009 (Associação de aposentados).


Participação como atriz, em Oficinas Teatrais e na Encenação da Paixão de Cristo na cidade de Praia Grande - SP, em 2011;2012;2013; 2014 e 2015; Como assistente de direção e atriz na peça “Auto da Barca do Céu” em 2012.

Como diretora e atriz na peça “Quando o Amor Acaba”(2012); pela Secretaria de Cultura de Praia Grande- Palácio das Artes; Atriz e assistente de direção na Oficina “Um anjo chamado desejo", pela Secretaria do Estado de São Paulo (OFICINAS PAGU), realizada no Palácio das Artes em Praia Grande em dezembro de 2012; Atriz e diretora nas peças “O Diário de um Pneu” e “Brigas” na cidade de Praia Grande 2013/2014; Como atriz, no musical “ Eu não quero passar o natal aqui” em 2014; Atriz e Diretora na Encenação da Paixão de Cristo de Praia Grande em 2015; Participação nas peças :- “O Santo Fajuto” em 2014; “ Duelo Sombrio” em 2014 á 2015 como Coralina. Junto ao grupo os Loucléticos; Participação na encenação “As Lavadeiras do Sertão-2015.

7 comentários:

  1. O que dizer dessa minha Avó Artística Regina Maura Cruz , a cada conversa eu aprendo mais , tenho que agradecer por cada lições que ela me ensinou , pois com o toque dela , ela deu vida ao meu Personagem Inácio do Duelo Sombrio , serei sempre grato a ela e tenho certeza que aprenderei muito mais com essa maravilhosa atriz e diretora. Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. De fato, uma grande parceira nesta estrada cultural, na qual a nossa cidade se beneficia do talento de Regina Maura.

    ResponderExcluir
  3. Menina, que fôlego para tanto trabalho, muito bom trabalhar e aprender contigo a cada dia. Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada queridos... grande prazer tê-los como amigos e parceiros nessa jornada que trilhamos juntos.. SORRISO!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, xará, parceira, professora. Sua dedicação, empenho e amor a arte é coisa pra se guardar e copiar. Tenho, e quero muito, o que aprender com voce para quando eu crescer dizer: "aprendi com Regina Maura". Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto demais da Regina, de seu trabalho... Uma artista de grande talento e que me cativa em tudo o que ela faz.
    Atualmente, estou pertinho. Vamos fazer um trabalho juntas e é uma grande honra para mim.
    Vou seguir suas pegadas, Regina Maura, sua linda!
    Muita paz! Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Regina, vc foi professora no Jocila Pereira Gumarães? Se sim, fui sua aluna, nunca te esqueci e te amo de montão. ❤️

    ResponderExcluir